domingo, 12 de janeiro de 2014
ONDE ESTÁ A TAL FELICIDADE ?
A propósito, todo fim de ano e começo de ano usa-se de forma muito repetida a palavra "felicidade". Todos lembramos do termo como sendo ele o objetivo final de nossas vidas. Ora, cabe no momento uma oportuna reflexão sobre o seu conteúdo.
Mais uma vez, inicialmente, desejo a você um feliz ano de 2014. Que tudo de muito bom se realize para você e seus familiares.
Já pedi desculpas a todos, por que, por várias vezes abriram este blog e deram pela ausência de textos novos. Estas pequenas crônicas que me proponho trazer a este espaço gráfico serão sempre mais sentidas do que cronografadas. Devo explicar que fatos alheios a minha vontade impediram-me de ser mais regular neste compromisso. Tentarei fazer, com alma e coração, com mais regularidade, as considerações que faço aqui, para que minha presença "online" seja de fato real e bem vinda ao meu pequeno e seleto
grupo de leitores.
Ora, a palavra "felicidade" já foi posta na primeira linha grafada. É uma ideia que todos cobiçamos, desejamos e buscamos. Mas, o que ela significa e onde devemos procurá-la ? - Como se trata de uma ideia abstrata, não será muito fácil procurá-la.
Ataufo Alves, um compositor-sambista, carioca, que viveu no início do século passado, cantou em uma de suas obras, referindo-se a fatos corriqueiros de sua infância e cidade natal Miraí (RJ): "eu era feliz e não sabia..."
Parece-nos que a tal "felicidade" não é ter muito dinheiro, muita fama ou muito poder. É antes de tudo um estado da alma onde nos sentimos em plena harmonia conosco mesmos, e com a natureza. Eu imagino que nem precisamos atingir o "extase", esta exaltação do "eu" em que quase exorbitamos de nosso corpo físico e atingimos um mundo supra-natural, que foge ao estado humano, para atingirmos a felicidade. Não é fácil falar sobre tal conceito, mas imagino-o como algo superior ao nosso estado físico.
Tentarei, por outro tipo de linguagem, esboçar uma ideia que venha a falar, por outro caminho o que eu mesmo entendo por felicidade.
O QUE É FELICIDADE.
Felicidade!
É um menino alegre
livre pelas ruas a brincar
sem medos, sem contar as horas do retorno
ao aconchego sadio do lar.
Felicidade
é não ter preocupações ou compromissos inadiáveis,
só sorrisos
e nem ver o tempo passar.
Felicidade!
Quantas vezes a temos sem mesmo notar.
E ela está no nosso inconsciente
em meio à simplicidade em que vivemos
sem pagar
sem sentir as ameaças de ela fugir de repente
e nunca mais voltar.
(Hozanan)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário