sexta-feira, 2 de outubro de 2009

É POSSÍVEL SER SER FELIZ !

Numa madrugada insone eu, em frente da TV, meditava sobre o documentário em exibição que, esteticamente não era grande coisa, mas prendeu-me a atenção pela singularidade do seu conteúdo. Sugeriu-me tal apresentação a grande reflexão da atual sociedade sobre o que é importante na vida de cada um de nós, isto é, o que realmente dá sentido e confere a alegria da existência humana: Numa favela de grande porte, em morro conhecido do Rio de Janeiro, as pessoas mostrando características de gente do bem, tinham o seu dia-a-dia apresentado numa "crônica" de imagens onde o diretor flagrava os momentos da comunidade dando grande destaque à solidariedade entre os moradores, que se empenhavam, numa luta vida-ou-morte, na solução dos seus problemas comuns.Eram focalizados os momentos onde a construção da moradia requeria o trabalho e a dedicação de todos. Homens, mulheres e até crianças enfrentavam as dificuldades do erguer a parede, do concretar a laje e tudo enfim que se fazia necessário para produzir a humilde casa residencial. Mas sempre que mudava a cena, no quadro a seguir, via-se a alegria e felicidade estampadas em seus rostos; fosse na refeição em comum, no lazer posterior, enfim,na convivência alegre e descontraída dos seus partícipes, estavam visivelmente contentes.
Eu pensava, então, na vida difícil daquelas pessoas, na dureza de ter elas que trabalhar, de sol a sol, no emprego e num fim de semana que seria destinado a um merecido descanso, ao invés disso ir integrar um mutirão pesado, para realizar a difícil tarefa de concretizar o sonho de um deles.
Lá, em meio às risadas, na distribuição da comida, com suas cervejas e refrigerantes, lá estavam eles alegremente comemorando a sua boa ação, com a mais aparente fisionomia de felicidade. A felicidade ingênua e pura das pessoas despojadas, mostrando a limonada feita com o "limão" que a vida lhes deu. Eu, finalmente, pensava: "a felicidade é de fato a consciência do praticar o bem; não importam as coisas materiais do alto consumo para sermos felizes"... Há as poucas e pequenas dádivas da vida para proporcionar uma alegria interior. As carências da alma poderão ser satisfeitas de forma ponderada, se formos honestos, crédulos e receptivos. É claro que é muito bom ter dinheiro, resolve problemas; só que ele não garante a felicidade de ninguém.
Falando de morro ou favela, componente obrigatório da realidade urbana, não podemos esquecer o seu lado poético, cantado pelos nossos compositores-sambistas, e que hoje, lamentavelmente,recebe a participação indesejável e intolerável de elementos que nem são simplesmente "excluídos sociais" mas sim "excluídos da lei". Não devemos, de forma alguma, alimentar o preconceito sobre morro ou favela (onde moram muitas pessoas honestas, trabalhadoras). Na história das grandes cidades morros e favelas tem sua tradição contada e respeitada. O nosso grande Machado de Assis era originário do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro. as pessoas eram pobres, em tais locais, porém dignas e respeitadas.
Do meu ponto de vista a poesia continua, de qualquer forma, inerente ao mundo do morro ou favela. Deixo-lhes, aqui, os meus versos, junto com o meu abraço:

A HORA DO CREPÚSCULO

Morre o bom dia de sol !
- este dia sou eu.

Perde-se a claridade no ocaso !
- este dia sou eu...

Além, vê-se a escuridão;
as estrelas já brilham.

O silêncio da noite
o mistério das horas
a tristeza do universo
espalhando incertezas
e uma dor cruel
imensa
resignada e amarga, dos seres vivos
que transcende a existência
e ao melhor dos sentidos que ela possa conferir
aos seres viventes
nesta hora do crepúsculo.

Este dia, também, sou eu. (Hozanan Parente)


P.S. - SOCIAL
Deixo, aqui, um especial abraço ao Felipe Mauriene, à Neuma e Francisco, em especial à Ana Lúcia (com parabéns pelo aniversário) e a você, amigo leitor que também me acessou.

4 comentários:

  1. Hozanan, parabens pelo blog!!! aproveite e conheça o meu, abraços....
    http://ulissesmeneguim.spaceblog.com.br/home/

    ResponderExcluir
  2. Meu dileto amigo Hozanan!
    Parabéns pela adesão ao Blogspot. Seja bem vindo a comunidade dos blogueiros.
    Não tenho dúvidas de que o seu trabalho será visto por muitos e esses muitos saberão dar a ele, real valor.
    Eu, já me coloquei como seguidor.
    Um abraço!
    Precisamos nos falar, se der, apareça quarta-feira lá na sede.
    CCF
    www.portalpoeticoccf.blogspot.com
    www.catraca-pg.blogspot.com
    www.casadopoeta.ning.com

    ResponderExcluir
  3. Hozanan;
    Como sempre seus poemas nos emocionando com sua beleza e sentimento. Obrigada pela dedicatória no dia do meu aniversário. Abraços...
    Ana Lúcia

    ResponderExcluir