terça-feira, 22 de setembro de 2009

É CHEGADA A PRIMAVERA

Hoje, no nosso quadrante de terras brasileiras, iniciou-se a Primavera, a estação mais bela do ano. Ela, que é a namorada dos pássaros, dos demais seres e das árvores com suas flores, é assim tão esperada no decorrer da marcha do calendário anual.Com ela renascem as cores da natureza e exalam-se os perfumes florais na temperatura ideal para a festa dos sentidos, alegrando a vida e fazendo renascer as esperanças.
Depois do ciclo pesado e desarmonizado das chuvas, com tantas histórias tristes no drama humano das cidades; no momento em que o mundo se mobiliza para acalmar a Terra dos seus reclames de mal-estares pelo descaso do homem moderno; depois do desmatamento desenfreado das florestas, pulmão do planeta, deixando seres vivos órfaõs, entre bichos e gente. Depois de tudo isto chega ela, a Primavera, com jeito de moça faceira, de todos recebendo as "boas-vindas" e afastando a angústia dos dias frios e nublados. É este um momento supremo. Muito já se cantou e se canta sobre a "bela estação das flores", que encerra o conteúdo beleza total da Natureza.
Se ela é tão importante para a natureza viva, é por demais significativa para a árvore, em particular, na época reinicia o ciclo das flores. A árvore, que demonstra estar de fato viva, é como a mulher e sua vaidade (que, no bom sentido, enfeita-se para parecer "árvore" ou é a árvore que se enfeita-se para parecer "mulher": com os seus adereços, colares, brincos, tudo em fortes cores vivas).
Havia uma linda árvore, uma palmeira, defronte à minha mesa, no meu local de trabalho, que era assim enfeitada de cachos, colares e brincos-frutinhas que fazia a metáfora da árvore-mulher (sem o trocadilho das mulheres-frutas dos atuais programas de TV). Foi para homenagear a Àrvore, na condição de protagonista da história da natureza (com data 21/09) que compus o Poema que deixo, hoje,com as minhas saudações, para este primeiro dia da Primavera em que nos confraternizamos:

A ÁRVORE E SUA FORÇA

A flor é apenas a forma sutil e delicada
como a árvore diz ao homem:
eu existo.

A flor desabrocha, vive, embeleza-se
vira fruto ou morre.
A árvore dá outra flor, como a dizer:
eu existo.

A primavera vai-se; a folhagem cai.
A árvore aguenta firme
e na estação seguinte reveste-se
de novas folhas, para afirmar:
eu existo.

Quando, às vezes, dilacerada pelo machado impiedoso do homem
ainda teima em brotar.
E dos restos de vida do tronco abandonado,
de cujas chagas o viço da folhagem emerge,
ainda brada altaneira:
"eu existo". (Hozanan Parente)

P.S. - SOCIAL

Deixo, aqui, o meu abraço especial a todos que me acessam.Entre eles:
Haidyl, Heidy, Ulisses, Hânya, Gerferson; Celso, da Casa do Poeta de Praia Grande, e a você, caro leitor.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

COMUNICAÇÃO & POESIA

Prezados amigos leitores, meus cumprimentos.
Após a breve apresentação que fiz, de mim próprio, agora volto para iniciar, de fato, o nosso contato através deste espaço-blog para lhes dizer que a vida é comunicação, e que sem esta não
há a afirmação da nossa existência. Há comunicação entre duas pessoas, em particular,cujo contato se faz por sinais emitidos por uma e recebidos pela outra. Esta "energia" que move o mundo torna a vida possível e aceitável: seja ela manifesta na forma de amor, amizade ou nas múltiplas formas do relacionamento humano. Por que não admitir que a vontade inconsciente, por exemplo, de escrever este artigo não passa de um desejo forte de comunicação?
É, de fato, o que agora estou fazendo: realizando a minha fantasia de falar com você, eu aqui sem rosto para você e você, aí, sem rosto também para mim. Fico meio desajeitado, assim no início, mas sinto-me aliviado em "desabafar" as coisas que me proponho a dizer.
Ora, há muitas formas de se falar ou comunicar. Em algum momento da vida eu fui levado a crer que era "poeta". Passei, então, a expressar-me em linguagem poética. Costuro, portanto, as minhas ideias fazendo delas, muitas vezes, poemas; passei a expressar-me desta forma e acho que estou criando poesia. Se eu sou um poeta de verdade, não sei. Talvez você possa julgar-me melhor do que eu próprio, após a poesia que apresentarei a você, para encerrar este nosso primeiro e breve contato. Se o meu poema não lhe fez vibrar é porque não houve "comunicação poética" ou então o "poeta" está ausente.
Não importa, eis a poesia:
DENTRO DA NOITE

Dentro da noite
as estrelas brilham em meio à escuridão.

Um eco de trristeza
traz ao mundo onírico lembranças vivas
dos tempos históricos de nossos ancestrais.

Dentro da noite
há mistérios bisonhos
de pássaros imaginários que nos sobrevoam
com seu canto de horror a invadir a alma.

Dentro da noite
em resposta, vem uma paz que nos acalma
e nos anima a esperar o sol do amanhecer...

Dentro da noite
brilha o silêncio romântico dos amantes,
a consciência tranquila dos honestos;
a resignação consentida dos sofredores
e a desesperança definida dos culpados.

Dentro da noite
há um não-sei-que que aniquila
e nos faz renascer a cada alvorada
para nos permitir a caminhada rumo à vida. (Hozanan R. Parente)

domingo, 6 de setembro de 2009

CHUVA DE LETRAS

Olá, amigos. Acabo de entrar na internet com meu Blog. o meu nome é Hozanan. Não sou nenhum jóvem sonhador, mas pelo contário, um adulto já amarelado pelo tempo que teima em unir-se às idéias jovens; tanto que embarca nas coisas da internet, porque deseja estar sintonizado com os dias atuais.
De que vou falar neste espaço que me foi ofertado gentilmente pelo milagre da informática, neste momento histórico em que o mundo se moderniza e se consolida com a tecnologia, com ecologia, com a democracia e com o"corretamente político"? Bem, de algumas coisas eu não irei falar, exceto se houver estrita necessidade para o esclarecimento de alguma idéia, como esporte, por exemplo. Algumas coisas que respeito, mas não entendo.
Tenterei falar um pouco sobre artes, mais diretamente sobre Literatura,dentro das limitações dos meus conhecimentos pessoais. Não esperem de mim nenhuma grandiosidade. Sou apenas um espectador da vida e do mundo que deseja compartilhar experiências vividas, com a juventude até porque habituei-me à convivência dos jóvens, como professor, e sempre tive o privilégio de merecer a atenção deles na Escola e nos locais de convivência.
Como sempre que iniciamos uma nova caminhada o fazemos de um ponto zero, eu estou, aqui, nas minhas primeiras passadas rumo a um ponto desconhecido, neste caminho que escolhi, por pura distração e obra do acaso. Espero contar com a aceitação daqueles que vivem o mundo da internet e estão abertos a novas idéias e a novos "intrusos". O meu compromisso, aqui, é simplesmente brincar e procurar ser útil.´ É claro que aceitarei e até esperarei de bom grado as críticas que retornarem sobre o que pretendo escrever.
O meu abraço a você, leitor. Até o próximo.
Hozanan Parente